quinta-feira, 23 de junho de 2011

O meio Ambiente das Organizações

  1. O MEIO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
O homem vive rodeado de organizações, das quais serve-se para satisfazer as suas necessidades. As organizações estabelecem uma relação com o meio ambiente, designadamente a envolvente contextual e a envolvente transaccional.

a)       Envolvente Contextual
Qualquer organização  deve actuar consciente de que está inserida numa sociedade, afim de desenvolver sua actividade de forma aceitável para esta mesma sociedade.

Assim, designa-se por envolvente contextual o conjunto de caracteristicas que definem o exterior, em sentido lato, da organização e que influenciam a sua actuação na sociedade, ao mesmo tempo que lhe concedem o essencial da sua razão de ser. Esta envolvente é o conjunto das características sociais, culturais, políticas, tecnológicas, éticas e económicas que compõem o sistema social (sociedade) onde a organização está localizada.

Contexto Económico - Determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade.
Principais variáveis: PIB, taxa de inflação, taxas de juros, taxa de câmbio, taxa de desemprego, balança comercial, custos energéticos e taxa de poupança;

Contexto Sócio-cultural - Reflecte os valores, costumes e tradições da sociedade.
Principais variáveis: Estilos de vida, valores sociais, taxa de natalidade, estrutura etária, taxa de analfabetismo, distribuição geográfica, nível educacional e composição étnica.

Contexto Político-legal - Condiciona a alocação de poder e providencia o enquadramento legal da sociedade.
Principais variáveis: estabilidade política, política económica, enquadramento legal, legislação laboral, restrições ao comércio, leis antimonopólio e lobbying.

Contexto Tecnológico - Traduz o progresso técnico da sociedade.
Principais variáveis: inovações tecnológicas, inovações de processo, protecção de patentes, incentivos do governo e normas de qualidade.

b)      Envolvente Transaccional
Da mesma forma que a organização precisa conhecer a sua envolvente contextual, também necessita de angariar recursos – humanos, físicos, financeiros, e outros – para as suas actividades produtivas. Mesmo porque esta organização só pode  sobreviver se for capaz de interessar a terceiros – os seus clientes – no resultado (produto ou serviços) – output – da sua actividade concreta.

Assim, designa-se por envolvente transaccional de uma organização o conjunto de entidades, indivíduos ou organizações que entram em contacto directo com essa organização (clientes, concorrentes, fornecedore, comunidades, etc), geralmente através de uma relação de troca – transacção – que pode ser imediata troca directa entre a organização e uma dessas entidades, ou mediata, em que a troca directa entre a organização e essas entidades é feita através de terceiros (mediada por outras entidades).

Clientes - Consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos pela indústria; em conjunto, constituem o mercado ou a procura. Os clientes devem ser agrupados em segmentos de mercado.

Concorrentes - Competidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos pela indústria; em conjunto, constituem o mercado ou a procura. Devem ser estudadas as capacidades, objectivos, estratégias e pressupostos dos concorrentes.

Fornecedores - Agentes económicos que prestam serviços ou vendem produtos à indústria.
Deve-se analisar todo o tipo de fornecedores de produtos e serviços requeridos pela indústria.

Comunidade - Organizações, indivíduos e factores que partilham recursos e têm interesses directa ou indirectamente relacionados com o mercado e a indústria. A actividade da empresa tem de ser enquadrada na comunidade onde opera.


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